sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jovens máquinas de consumo.


Imagine esta cena: você está parado diante de sua Tv, e o que aparece na telinha é um comercial com jovens bonitos, em um belo dia de sol, namorando, rindo e curtindo a vida de um jeito que só eles sabem como fazer. Ao término da propaganda, aparece algo como: "a vida é hoje!" , "apreveito agora" ou outro slogan qualquer que remeta a esta mesma ideia. Isto porque, o público-alvo dos comerciais é justamente o jovem, hoje a maior parcela entre os consumidores, já que, entre outros fatores, viaja mais, se diverte mais e, por consequencia, GASTA MAIS. De olho neste filão, as campanhas publicitárias encenticam o imediatismo, a idéia de aproveitar a vida para não se arrepender do que podia ter sido e não foi. Elas apostam no comportamento de compra desenfreada, da compra por impulso, do consumo sem replexão. É claro que nem todo jovem compra, gasta, viaja e se diverte porque simplesmente não pensa nas consequencias. Mas é fato que, quanto mais jovem e inexperiente, mais facilmente se é influenciado a ter este tipo de comportamente. Na minha opinião este comportamento de CONSUMO não se reflete apenas nas compras, mas no modo como os jovens encaram a vida hoje. "Note que se um bar novo abre, todo mundo o consome até que aparea uma outra novidade. A juventude é levada pelas circustâncias". No final das contas, você pode se perguntas, mas quanto custa essa brincadeira, já que andar na moda não é barato e, tampouco, estar nos lugares badalados? "Posso dizer que sai caro tanto para os jovens que trabalham para pagar suas dívidas como para os pais que bancam o consumo dos filhos". O jovem consumista é aquele que anda sempre endividado, no vermelho, usa todas as formas possíveis para pagar as contas, e ainda assim, não consegue frear o desejo de ter, de comprar. "Há casos em que esses jovens mobilizam a família toda, incluindo tios e avós, para ter o presentinho que tanto querem, ou, quando trabalham, incorporam o limite ao seu salário sem pensar nos prejuízos futuros com o acréscimo dos jovens".
- "CONSUMO" é o tema da minha transdiciplinas/2010 no colégio. Achei um assunto muito importante, e resulvi escrever sobre.

Um comentário:

  1. Esse texto está no Caderno do Aluno volume 2, (apostila da rede estadual de ensino SP) do oitavo ano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir